Sobre Divinópolis

Cidade de Divinópolis

Divinópolis é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Polo da região centro-oeste de seu estado, caracteriza-se principalmente pela indústria confeccionista e metalurgia/siderurgia. Limita-se ao norte com Nova Serrana, ao noroeste com Perdigão, a oeste com Santo Antônio do Monte, a sudoeste com São Sebastião do Oeste, ao sul com Cláudio e a leste com Carmo do Cajuru e São Gonçalo do Pará, sendo cortada por dois rios: rio Itapecerica e Rio Pará. O Rio Itapecerica é a principal fonte de captação de água do município.

História

Divinópolis foi fundada em 1767 por cinquenta famílias que viviam em propriedades próximas ao Rio Itapecerica e Pará. O primeiro assentamento ocorreu próximo às margens deste rio e a partir daí começou a ser denomidado Paragem do Itapecerica em referência a ele. Em 1770 passou a se denominar Espírito Santo do Itapecerica, sendo um distrito da cidade denominada de Tamanduá ( Hoje Itapecerica ). Em 1912 se tornou uma cidade com o nome de Divinópolis em homenagem a seu antigo nome.

A chegada da estrada de Ferro Oeste de Minas em 1890 permitiu a instalação de indústrias siderúrgicas de aço e ferro, ocasionando um desenvolvimento da cidade.

Relevo

Divinópolis situa-se numa região de terras altas, principalmente a Oeste/Noroeste, onde se concentram 8% dos 15% de terrenos montanhosos que formam o território municipal, composto de campos (53%) e de áreas planas (32%).

A Serra dos Caetanos é a mais alta com 1.106 metros. Do seu alto rochoso podem ser vistas as principais elevações e inclusive parte da Cidade e do bairro Santo Antônio dos Campos. O ponto mais elevado urbano está no Jardim das Acácias, a 829,7 metros. O ponto mais baixo, 670 metros, está localizado na foz do córrego do Morro Grande no rio Itapecerica, bairro Danilo Passos/Vila Romana.

A maior parte das terras é formada de latossolos vermelho e alaranjado argilosos: profundos, porosos, meteorizados, pouco resistentes, pouco férteis e de reação ácida. É um complexo geológico pré-cambriano arqueozóico, com alguma quantidade de minerais como a pedra granito e quartzos.

Indústria da confecção e prestação de serviços

Ao fim dos anos 1970 os problemas econômicos da indústria siderúrgica, forçaram a demissão e o fechamento de empresas. As dificuldades provocaram o surgimento da indústria da confecção, que contornou o desemprego crescente e se transformou em importante alternativa econômica. O efeito imediato foi o incremento da construção civil e dos transportes rodoviários e uma moderada redução dos problemas sociais. Hoje, cerca de 20 mil pessoas, estão diretamente empregadas a esse setor, mantendo aceitável o nível de desemprego.

Divinópolis é a cidade-pólo do Alto São Francisco, conhecida pelas qualidades de sua confecções, mas destacada também pela prestação de serviços profissionais liberais, pelos serviços da administração pública (dos três níveis), pelo comércio diversificado e pela qualidade de suas escolas de ensino regular e de graduação superior em mais de 15 áreas.

Educação

Segundo a prefeitura, o município recebeu nota 5,32 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB, ficando entre as 64 mais bem classificadas do Brasil. Atualmente, 30% das escolas que possuem ensino fundamental avaliadas pelo IDEB em Divinópolis pertencem à rede municipal de ensino.

A cidade de Divinópolis abriga também o Campus Dona Lindu da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). A unidade oferta quatro cursos na área da saúde: Bioquímica, Enfermagem, Farmácia e Medicina.

O Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) também possui uma unidade na cidade, oferecendo três cursos técnicos integrados ao ensino médio, Eletromecânica, Informática e Produção de Moda, além do curso em nível superior de Engenharia Mecatrônica.

Ambas as instituições visam formar profissionais nessas áreas para suprir a demanda de mão-de-obra nos setores que mais empregam na região centro-oeste de Minas.

Infraestrutura

Fornecimento de energia elétrica

Dispondo de um razoável potencial energético, o Rio Pará fornece energia para Divinópolis e vários municípios da região através da Usina do Gafanhoto, que está integrada ao sistema CEMIG. A Usina do Gafanhoto tem um significado especial, pois foi a primeira realização de vulto do Governo mineiro no campo da energia elétrica operando a partir de 1946. Gera atualmente pouco mais de 14 MW(mega watts).
Além desta usina, ainda está instalada no municipio vizinho de Carmo do Cajuru, uma outra com o nome homonimo da cidade. Gera cerca de 7.200 MW(mega watts) e teve inicio de sua operação em 1959.

Situada bem próximo do centro urbano, encontra-se uma pequena usina que pertencia a extinta V.F.C.O.(Viação Férrea Centro Oeste) que mais tarde foi integrada à RFFSA. Esta usina fornecia energia para as oficinas da ferrovia instaladas no bairro Esplanda. Hoje pertence a um grupo privado que pretende produzir energia repassando à CEMIG.

Abastecimento de água

Em Divinópolis, o fornecimento de água tratada à população está a encargo da COPASA ( Companhia de Saneamento de Minas Gerais). O sistema de capitação superficial localiza-se à margem esquerda do Rio Itapecerica. Depois de captada a água é tratada em um laboratório situado no prédio cintral da estação de tratamento d’ água, onde depois é distribuída à população.

A água é armazenada em reservatórios estrategicamente localizados. O sistema de captação da água conta ainda, com estações elevatórias de água tratada para abastecer os reservatórios localizados nas partes altas.

Divinópolis conta com dois sistemas de abastecimento de água: o Sistema do rio Pará, atualmente com produção de 120 l/s, e do rio Itapecerica, com produção de 500 l/s. A COPASA está investindo cerca de R$57,7 milhões na ampliação do sistema, com a conclusão das obras, a capacidade instalada atenderá a uma população de até 310 mil habitantes, que é a prevista para o final de 2033.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra Minas Gerais criou o Encontra Divinópolis.

Blog do Guia da Cidade de Divinópolis

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Divinópolis por e-mail
 

Limites - Cidades Vizinhas

Nova Serrana, Perdigão, Santo Antônio do Monte, São Sebastião do Oeste, Cláudio, São Gonçalo do Pará e Carmo do Cajuru.

Dados Principais sobre Divinópolis

Aniversário: 1 de junho
Fundação : 1912
Gentílico: Divinopolitano
Area: 708,909 Km²
População 213 076 hab. (2010)
IDH 0,831 - elevado
Prefeitura Divinópolis

Brasão de Divinópolis
Brasão de Divinópolis

Bandeira de Divinópolis
Bandeira de Divinópolis

Vídeo sobre a cidade de Divinópolis
Veja mais vídeos sobre a Cidade de Divinópolis

Mapa de Divinópolis

 

Moradores ilustres de Divinópolis

 

   

  Sobre o EncontraDivinópolis
Fale com EncontraDivinópolis
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Divinópolis no Facebook siga o Encontra Divinópolis no Twitter Encontra Divinópolis no Google+


Termos do Serviço | Política de Privacidade